Portão Basculante Dicas
O primeiro passo para se montar uma esquadria de um portão basculante é ter em mãos as medidas dos quatro lados (alt. 2 lados e larg. em cima e em baixo) onde vai ser fixado o objeto, porque na maioria das vezes encontramos grandes diferenças nas medidas.
Após isso a folga a ser dada no menor vão é de 20mm á 25mm na altura e na largura e o que sobra será a medida que o quadro das caixas ficarão. Este é o mais básico, agora vem a parte dos encaixes nas peças para serem unidas.
Materiais Básicos na montagem dessa estrutura
Logo acima podemos ver as duas colunas laterais e ao lado o travessão que vai na parte superior.
Nessas colunas devem ser feitos cortes nas laterais superiores para encaixar o travessão adequadamente, e com as roldanas bem soldadas no local (dentro do travessão), veja na imagem no topo como exemplo.
Também temos que preparar a guias que irão ser soldadas nas caixas laterais, nessas peças deve-se fazer um corte na parte de baixo para a roldana do kit de acessórios entrar e pode se feito aproximadamente 80cm de baixo para cima de um lado apena de cada guia, lembrando que este corte é como se fosse uma tampinha para ser colocado de volta, logo após o termino da instalação do portão.
(Eu aconselho sempre a todos a trabalhar com material de qualidade, e no caso das chapas a melhor é galvanizada, pode ser um pouco mais caro más compensa mediante a durabilidade do produto ou seja o portão que vai ser feito)
Kit de Roldanas e acessórios
Temos aqui kit de acessórios para portão basculante e eu vou explicar o uso de cada um deles, da esquerda para a direita, sempre dê uma olhada na primeira imagem no topo para tentar identificar onde vai e ter uma ideia mais mais clara do que estou falando, ok!
Cabos de aço: Geralmente no kit vem com 2 peças, eles são ligados nas caixas de contra peso e nas roldanas de nylon, que são na imagem acima as ultimas peças do lado direito, tem a finalidade de ajudar a levantar o portão com o pó de ferro que é colocado dentro das caixas.
Rolamento de Aço e Chapas e parafusos, são a segunda,terceira e quarta peças, elas são montadas juntas e fazem parte de uma peça só, e suportam todo o peso do portão e contra peso, por isso devem ser muito bem soldadas no travessão e as vezes nas caixas.
Orelhas (eu chamo por esse nome) é a quinta peça, ela é soldada no portão para ser conectada ao braço estabilizador do portão.
Suporte da barra estabilizadora : esta acima das peças, como o próprio diz é um suporte para segurar o braço do portão, que no nosso caso usamos um tubo redondo de uma polegada com 25cm de comprimento.
Uma boa dica para quem não tem conhecimento e nem quer por a mão na massa para ter um portão basculante é comprar um, fica tudo muito mais fácil para ter essa comodidade, aqui esta o site que podemos indicar com segurança www.fatportoes.com.br, esse nós conhecemos e confiamos.
Esse artigo é apenas o básico, daqui alguns dias vou abordar mais detalhes do assunto para ir clareando em sua mente, como fazer um portão basculante dicas.